Permite acessar disquetes, que são discos magnéticos flexíveis - floppy disks, uma versão menor do disco rígido, porém com a vantagem de poderem ser removidos do equipamento, ou seja, são portáteis, permitindo seu transporte de um microcomputador para outro ou guardá-las evitando sua perda, caso as informações que se encontram na memória do pc venham a ser apagadas ou danificadas.
Os disquetes são mídias de armazenamento magnético. Embora sejam selados com uma capa dura de plástico, se resumem a um disco magnético que pode ler e gravar dados.
O disco é um circulo de material magnético semelhante ao encontrado em gravadores de fita cassete. Quando o disco está no drive roda como se fosse uma vitrola. A cabeça do floppy funciona como a agulha da vitrola e toca na fita magnética que está no disco.
O tipo ainda usado tem 3,5 polegadas com capacidade de armazenamento em torno de 1,4 MB.
Por oferecem pouco espaço para armazenamento de dados e por poderem apresentar muitos problemas (qualquer campo magnético é capaz de desorganizar as informações gravadas), esses discos estão perdendo sua utilidade e sendo substituídos por CDs, DVDs e Pen Drives.