terça-feira, julho 27, 2010

Monitor LCD e CRT



O monitor de vídeo é um equipamento semelhante a uma TV, responsável por transmitir informações visuais ao usuário.

É um dispositivo de exibição de saída mais usador, exibindo texto, imagens e vídeos

Assim, na tela aparecem as informações do sistema operacional e dos programas e em que, também, se pode ver o resultado do trabalho feito.

É importante lembrar que uma imagem na tela é composta por pontos. Quanto maior for cada ponto menor será a resolução, ou seja, a nitidez da imagem. Quanto menor for o ponto, o mesmo vídeo possuirá mais pontos e melhor será a resolução.

A resolução da tela é responsável pela nitidez das imagens e do texto e depende de

dpi - dots per inch, pontos por polegada, que servem para formar as imagens na tela ou
pixel - é uma abreviatura de picture elements e representa os pontos.

Quanto maiores forem os números de dpi e de pixels melhor será a resolução.

As imagens que aparecem na tela do monitor são geradas por uma placa que fica no interior do computador. A quantidade de cores e a resolução que o monitor pode apresentar, também depende da capacidade dessa placa.

Tipos

A maioria dos monitores de pcs de mesa usa tecnologia de tela de cristal líquido (LCD) ou tubo de raios catódicos (CRT) e praticamente todos os computadores portáteis usam tecnologia LCD.



CRT - ("Catodic Ray Tube" - Tubo de Raios Catódicos). É o monitor que é encontrado em muitos computadores de mesa, semelhante a uma televisão. Porém, esse tipo de monitor tem alguns inconvenientes, como o tamanho do tubo de imagem (que implica num tamanho maior do monitor), a perda de qualidade de imagem nas extremidades da tela e a radiação emitida.

LCD - ("Liquid Crystal Display" - Monitor de Cristal Líquido). Baseia-se nas propriedades do reflexo da luz através de um conjunto de substâncias de material líquido. Muitos fabricantes vêm conseguindo melhorar cada vez mais a qualidade dessas telas, tanto que já são relativamente comuns televisores de cristal líquido com tamanho de 40".

Entretanto, a sensibilidade, o ângulo de visão, a reprodução de cores e o tempo de vida de um LCD ainda podem ser inferiores a diversos monitores CRT.

De modo geral, os monitores LCD consomem, em média, 50% a 70% menos energia do que os monitores convencionais CRT. Admite-se que monitores LCD de 15’’ consomem 30% da energia dos monitores CRT de 15’’ e que os LCD de 17’’ consomem aproximadamente 50% dos CRT de 17’’.

Atualmente, os monitores CRT estão sendo substituídos pelos LCD, devido ao seu design mais elegante e menor consumo de energia na maioria dos computadores de mesa.

Tamanho
O modo como se mede as telas de monitores CRT e LCD é diferente.

Nos monitores CRT, o tamanho da tela é medido diagonalmente partindo das bordas externas da caixa do monitor, incluindo-as. Isto é, a caixa também está inclusa na medição do tamanho,

Nos LCD, o tamanho da tela é medido diagonalmente a partir da borda da tela, ou seja a medição não inclui a caixa.

Resolução

Resolução se refere ao número de pixels (pontos coloridos individuais) contidos em um visor.

A resolução é expressa por meio do número de pixels no eixo horizontal (linhas) e no eixo vertical (colunas). Por exemplo: 800x600.

Assum, a resolução depende de uma série de fatores, inclusive do tamanho da tela.

Alguns padrões e resoluções comuns de monitores

CRT de 15 e 17" e LCD de 15": XGA (Extended Graphics Array) - 1024x768

CRT de 15 e 17" e LCD de 17 e 19": SXGA (Super XGA) - 1280x1024

CRT de 19, 20 e 21" e LCD de 20": UXGA (Ultra XGA) - 1600x1200

CRT de 21" ou +: QXGA (Quad XGA) - 2048x1536

LCD e monitores de tela plana de 15,4" em laptops: WXGA (Wide XGA) - 1280x800

LCD de tela plana de 20": WSXGA+ (Wide SXGA plus) - 1680x1050

LCD de tela plana de 22" ou +: WUXGA (Wide Ultra XGA) - 1920x1200

Obviamente, o tamanho da tela afeta a resolução.

Assim, a mesma resolução de pixels é melhor em um monitor menor e pior em um monitor maior, pois o mesmo número de pixels se espalha para ocupar um espaço físico maior.

Por exemplo, uma imagem com resolução de 800x600 em um monitor de 15" vai parecer mais definida que quando exibida em um monitor de 19" polegadas com esta mesma resolução.

Origem: http://www.cultura.ufpa.br/dicas/mic/mic-e-s.htm#monitor